You are currently viewing ENTORSE DO TORNOZELO

ENTORSE DO TORNOZELO

A entorse do tornozelo é uma das lesões mais comuns do corpo humano. Normalmente ocorre com maus posicionamentos do pé ao andar, descer algum degrau, a carregar peso, e, claro, a praticar desporto. Em suma, esta lesão está classificada em três tipos, onde a gravidade da mesma aumenta tendo em conta o dano dos ligamentos e os sintomas:

• Grau I apresenta alongamento mínimo, sem rotura dos ligamentos; dor leve, inchaço e sensibilidade da zona do tornozelo; normalmente não apresenta pisadura associada nem instabilidade da articulação.
  • Grau II –  rotura parcial dos ligamentos; dor moderada, inchaço e sensibilidade; possível pisadura; instabilidade articular leve a moderada; alguma perda de amplitude de movimento e função articular: dor ao caminhar e a pegar em peso.
  • Grau III – rotura ligamentar total; dor intensa, inchaço, pisado e sensibilidade; instabilidade considerável; perda de função e de amplitude de movimento; impossibilidade de andar ou carregar peso.

Os sintomas maiorais são a dor e inchaço do tornozelo, que acabam por impedir o caminhar e movimento normal da articulação. Estes estão sempre associados à gravidade da lesão e à rotura de ligamentos do tornozelo.

Tratamento para uma entorse

Ora, o objetivo primário é, pois, reduzir a dor e o inchaço assim como proteger os ligamentos. Nas 24-48 horas iniciais é muito importante procurar ajuda para controlar todo o processo inflamatório. Contudo, após estas horas iniciais, é necessário iniciar-se tratamento de reabilitação/fisioterapia. Em suma, todos os graus de lesão de entorse requerem algum tipo de intervenção, que tem o seu tempo aumentado de forma proporcional à gravidade da entorse.

Os objetivos da Fisioterapia passam por:

• Controlar a dor e edema;
  • Proteger a componente ligamentar, óssea e articular;
  • Promover regeneração estrutural e ligamentar;
  • Promover retorno do movimento articular;
  • Reforço muscular.

Em primeiro lugar deve de ter em atenção a sintomatologia e ao aspeto do seu tornozelo, e procurar ajuda nas primeiras 24-48 horas caso esta não melhore, ou, caso piore. Na PhysioCorpus temos uma equipa de Fisioterapeutas que podem ajudá-lo na recuperação e intervenção imediata numa situação de entorse, seja ela de grau I, II ou III. Todo o planeamento será delineado para a mais breve recuperação.

Se sente algum dos sintomas, se acha que poderá ter feito uma entorse, procure ajuda de um profissional de saúde para intervir na hora certa!