A Fisioterapia é considerada um serviço prestado por técnicos de saúde (fisioterapeutas) a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Esta presta-se quando o movimento e a função estão comprometidos, devido a lesões, dor, doenças, distúrbios, fatores ambientais e até mesmo o envelhecimento. Em cada momento do tratamento está envolvida a interação entre o Fisioterapeuta e o cliente/paciente, assim como outros profissionais de saúde ou família. Cada Fisioterapeuta é único e cada um utilizada técnicas exclusivas de avaliação e tratamento diferentes e adequadas, onde o foco é identificar e maximizar a qualidade de vida.
São, pois, dezenas as áreas de intervenção de um Fisioterapeuta, certamente todas elas importantes e focadas em diferentes distúrbios/lesões/prevenções.
Meios complementares especiais
O que diferencia a Fisioterapia, hoje em dia, em diversos sítios de tratamento e/ou clínicas, são os meios complementares de tratamento existentes assim como a forma de trabalhar do Fisioterapeuta. Dentro dos meios complementares especiais de tratamento temos uns mais aplicados a diminuição da dor, e outros mais indicados para o tratamento de processos inflamatórios, tais como tendinites. De entre as dezenas de aparelhos existentes, temos os mais conhecidos tais como:
- TENS (Transcutaneous electrical nerve stimulation)
- Ultra-som
- Microondas
- Ionização
- Radiofrequência
- Tecarterapia/Diatermia
- Laser
- Agulhas terapêuticas
Qual o meio mais indicado para o meu problema?
São milhares as patologias e lesões a serem tratadas por um Fisioterapeuta. Desde situações de pós-operatório, a pré-operatório, a lesões músculo esqueléticas (como fraturas, entorses, roturas de ligamentos), a patologias do foro neurológico (avc’s, Parkinson, TCE’s, ataxia, etc), cardio-respiratórias, de saúde da mulher, e até para simples massagens desportivas, de reabilitação, de drenagem ou até mesmo de relaxamento. Não há nada que os nossos Fisioterapeutas não consigam ajudar.
Contudo, cabe sempre ao profissional de saúde que o está a ajudar selecionar o meio de terapêutica mais indicado para o problema em mãos. O TENS, Ultra-som e Tecarterapia são os mais utilizados, que obtêm melhores resultados no tratamento a curto e longo prazo. A intenção da utilização destes aparelhos na fisioterapia é, pois, ajudar a regeneração acelerada de toda e qualquer lesão.
Em suma, realizando a sua Fisioterapia na PhysioCorpus da Maia, terá a oportunidade de um acompanhamento diário e exclusivo, com bons meios de terapêutica coadjuvantes. Agenda já a sua sessão connosco!