Existe uma proteção do sistema cardiovascular com a oxigenoterapia hiperbárica?
A oxigenoterapia hiperbárica está associada a uma proteção do sistema cardiovascular. A oxigenoterapia hiperbárica realiza-se através da inalação de oxigénio a 100% numa pressão ambiente superior à pressão atmosférica.
Nestas condições, a pressão arterial aumenta havendo assim um aumento da quantidade de oxigénio dissolvido no plasma e um aumento do transporte e redistribuição de oxigénio para os tecidos, tendo efeitos nos tecidos que estão sujeitos a hipóxia.
Benefícios da oxigenoterapia hiperbárica
A oxigenoterapia hiperbárica estabeleceu-se como uma terapia coadjuvante efetiva no tratamento de diversas condições onde a oxigenação tecidual é insuficiente.
Contudo, foi comprovado que a exposição a oxigénio puro, num ambiente hiperbárico, afere diversos benefícios cardiovasculares, atuando na prevenção e preservação da função cardíaca.
Estes achados são relevantes pois demonstram que o tratamento hiperbárico age como um agente pre-condicionante que protege o coração contra danos isquémicos.
A oxigenoterapia hiperbárica é acessível e de fácil implementação. Os benefícios que a mesma traz são uma opção viável e segura para a proteção do sistema cardiovascular em situações de risco.
O potencial deste tipo de terapia para gerir doenças cardiovasculares demonstra a necessidade de tratamentos inovadores alinhados com as melhores práticas clínicas e medicinais, tal como pode encontrar na nossa clínica Physiocorpus na Maia.