You are currently viewing Quer descobrir o que é PRP Capilar?

Quer descobrir o que é PRP Capilar?

O PRP (plasma rico em plaquetas) consiste num pequeno volume de plasma que contém uma concentração de plaquetas superior à do sangue “circulante”. O elevado número de plaquetas traduz-se numa concentração maior de citocinas e de fatores de crescimento, responsáveis pela cicatrização e regeneração de tecidos. A sua administração no couro cabeludo aumenta a capacidade de regeneração do folículo piloso danificado, fortalece o folículo e previne a queda. Existem diversos estudos científicos que validam a utilização eficaz do PRP capilar para a queda de cabelo.

Como é caracterizado o procedimento?

O PRP obtém-se a partir do sangue da própria pessoa que vai ser submetida ao procedimento. A aplicação é feita diretamente no couro cabeludo por injeção praticamente indolor, e pode ser aplicado em associação com outros fármacos habitualmente usados para o tratamento de afeções do couro cabeludo.

Em que patologias/situações está recomendado o uso de PRP capilar?

  • Alopécia androgenética (queda de cabelo crónica por período superior a 6 meses, mais frequente nos homens);
  • Queda de cabelo de padrão feminino (forma de alopécia androgenética que acomete o género feminino, com aumento da queda de cabelo e perda de volume);
  • Alopécia areata (queda de cabelo de causa auto-imune caracterizada por perda de cabelo localizada em “peladas” ou total);
  • Alopécia cicatricial (queda de cabelo por traumatismo do couro cabeludo);
  • Transplante capilar.

A administração de PRP capilar deve ser sempre precedida de consulta médica, para caracterização do tipo de queda de cabelo e avaliação de outras patologias/medicações associadas, que possam estar na origem da queda de cabelo.

Quais as vantagens do Plasma Rico em Plaquetas (PRP)?

  • Procedimento não cirúrgico, rápido, praticamente indolor e com tempo de recuperação mínimo (horas);
  • Resultados benéficos em homens e mulheres, com aumento da espessura do fio capilar e estimulação do crescimento de novos fios;
  • Procedimento seguro com poucos efeitos laterais;
  • Pode ser realizado como adjuvante à cirurgia de transplante capilar, melhorando a densidade capilar e qualidade do cabelo novo, reduzindo a queda de cabelo transplantado e diminuindo o tempo de recuperação pós-cirúrgico.

Quais os efeitos laterais do PRP Capilar?

  • Dor ligeira/ eritema /edema transitórios nos locais de injeção;
  • Não há descrição de efeitos laterais “major”.

Em conclusão, e tal como dito anteriormente, o tratamento utiliza uma concentração de plaquetas superior à do sangue “circulante”, o que consequentemente, provoca um maior número de citocinas e fatores de crescimento, responsáveis pela cicatrização e regeneração de tecidos. Com o PRP Capilar esperam-se resultados como um aumento da espessura do fio capilar e densidade capilar e uma redução da queda de cabelo transplantado.