You are currently viewing A fratura do cotovelo

A fratura do cotovelo

A fratura do cotovelo ocorre usualmente associado a uma queda. Esta fratura está classificada em três tipos, de acordo com a gravidade do comprometimento da articulação do mesmo:

• As fraturas do tipo I não apresentam desvios;
  • As do tipo II são fraturas marginais, apresentando algum desvio, como a depressão ou angulação;
  • As do tipo III são cominutivas, envolvendo toda a cabeça do rádio.

A dor é, geralmente, o sintoma mais evidente. Esta pode ser intensa e, normalmente, ainda se agrava com o movimento. Além disso, a presença de uma fratura provoca também, na maioria das vezes, um aumento de volume da área lesada (edema) e também hematoma. Algumas consequências deste tipo de fraturas podem ser, a titulo exemplificativo, a provocação deformidades ósseas e ainda a possibilidade do braço perder funcionalidade. Por fim, a fratura pode provocar hemorragias interna ou externa, como é o caso da fratura exposta.

Tratamento para a fratura do cotovelo

Ora, o objetivo do tratamento médico é, primeiramente, colocar as extremidades partidas devidamente alinhadas e consolidadas. Com isto, o osso fica geralmente forte e totalmente funcional. Todavia, após tratamento médico, é necessário iniciar-se tratamento reabilitativo, ou seja, é aconselhado o tratamento de fisioterapia.

Por sua vez, os objetivos de tratamento de fisioterapia passam por:

• Manter a máxima função do sistema músculo- esquelético;
  • Evitar deformidade por fractura ou contractura e consequentemente, evitar o aparecimento de complicações resultantes do tratamento inadequado de fracturas;
  • Diminuir sintomatologia dolorosa;
  • Diminuição do edema;
  • Por fim, no reforço muscular.

Aqui na clinica PhysioCorpus, situada na Maia, existe uma equipa especializada de fisioterapeutas que podem ajudar na sua recuperação após fratura. Assim, irão delinear um plano de intervenção individualizado, tendo em conta todos os aspetos necessários para uma recuperação plena.

Além disso, esta clínica possui uma grande variedade de equipamentos inovadores e de última geração que poderão ser grandes aliados para uma recuperação rápida e duradoura. Por isso,