You are currently viewing O Papel da Fisioterapia Uroginecológica na Saúde da Mulher

O Papel da Fisioterapia Uroginecológica na Saúde da Mulher

O Papel da Fisioterapia Uroginecológica na Saúde da Mulher. A fisioterapia uroginecológica é uma especialidade da fisioterapia que tem como objetivo o tratamento das alterações relacionadas com o pavimento pélvico, tais como, incontinência urinária, incontinência fecal, prolapsos genitais e disfunção sexual, entre outras.  

Os músculos do pavimento pélvico ajudam a controlar a urina, as fezes e a sustentar alguns órgãos. Com o tempo, ou devido a situações como doenças, cirurgias ou partos, estes músculos podem enfraquecer e causar desconforto, de igual modo, afetam a qualidade de vida.

Desta forma, a fisioterapia uroginecológica ajuda a alcançar uma maior satisfação pessoal e melhorar a interação social, consequentemente aumenta a qualidade de vida.

O que é pavimento pélvico?

O pavimento pélvico compreende a parte inferior do abdómen. Nessa área, estão localizados órgãos como a bexiga, reto, intestinos e útero. Assim, a musculatura dessa região é responsável pela sustentação desses órgãos. Além disso, esses músculos têm a função de controlar a urina e as fezes.

Como podemos prevenir alterações uroginecológica?

A Fisioterapia Uroginecológica pode ajudar na prevenção de incontinência urinária, por exemplo. Sendo natural que à medida que as pessoas envelhecem, ficam mais propensas a perder força na musculatura, as técnicas utilizadas na terapia vão ajudar ao reforço da musculatura dessa região. Numa sessão de fisioterapia uroginecológica são realizados exercícios que são benéficos e que realizados da forma correta podem atrasar este envelhecimento natural.

Também para o trabalho de parto, a Fisioterapia Uroginecológica pode minimizar e até mesmo prevenir as cicatrizes do parto normal.

Por isso, a prevenção é o melhor remédio!

O que trata a Fisioterapia Uroginecológica?

A Fisioterapia Uroginecológica consegue atuar no tratamento e reabilitação de disfunções pélvicas, tais como:

  • Incontinência urinária;
  • Incontinência fecal;
  • Dispareunia (dor antes, durante e/ou após a relação sexual);
  • Endometriose;
  • Disfunções anorretais;
  • Prolapsos pélvicos (sem indicação para cirurgia);
  • Dores pélvicas ou perineais;
  • Disfunções sexuais femininas e masculinas;
  • Preparação para o parto;
  • Recuperação pós-parto;
  • Obstipação intestinal.

Como é feita?

Quem realiza a fisioterapia uroginecológica é um/a fisioterapeuta especializado/a que recorre a várias técnicas, tais como:

Eletroestimulação – uzada para a diminuição da dor perianal e na diminuição da atividade da musculatura da bexiga durante o seu enchimento. Recomendada no tratamento da incontinência urinária.

Biofeedback – tem como princípio medir a atividade da muscular da região, avaliando a contração, coordenação e relaxamento dos músculos;

Cinesioterapia – técnica baseada na prática de exercícios, como os exercícios de Kegel, que promovem o ganho de força nos músculos pélvicos. Além destes recursos, o/a fisioterapeuta também pode optar por usar massajador perianal e a ginástica hipopressiva, por exemplo.

Quando procurar um especialista?

Pois bem, o encaminhamento deve ser feito sempre após avaliação médica e, para um/a fisioterapeuta especialista em uroginecologia. Este especialista irá definir um plano de intervenção adequado a cada situação.

Em conclusão, a fisioterapia uroginecológica é uma terapêutica de saúde comprovada, não evasiva com a ambivalência de poder ser usada preventivamente ou como tratamento – previne, reverte e/ou melhora substancialmente as condições patológicas a que se destina. – consequentemente resulta numa melhoria significativa da qualidade de vida das pessoas tratadas.

Por fim, ficou esclarecido acerca desta temática da saúde da mulher? Se acha que ainda restam dúvidas, não hesite em contactar-nos!