O Pilates clínico é um método de movimento desenvolvido pelo Alemão Joseph Pilates.
“Contrologia” foi o nome que Joseph deu ao seu pilates clínico, inicialmente. É considerado como uma forma de praticar exercício físico sob orientação terapêutica relacionando-se com padrões normais de movimento.
Integra um conjunto de exercícios direcionados para a prevenção e reabilitação de lesões, orientado para as dificuldades/ problemas da pessoa que procura este tipo de tratamento. Através do método, o aluno é ensinado a encontrar e compreender como o seu corpo se comporta numa postura correta. A respiração, a concentração, coordenação, equilíbrio e controlo fundamentam os princípios pioneiros que Joseph delineou.
Combinando vários exercícios de respiração, alongamento, alinhamento postural e fortalecimento muscular, são vários os seus benefícios tais como:
- Consciencialização corporal;
- Melhoria da postura;
- Aumento da força e resistência muscular;
- Aumento da flexibilidade;
- Aumento da coordenação e equilíbrio;
- Prevenção de lesões;
- Ajuda na prevenção de incontinência urinária;
- Alivio da dor articular e muscular;
- Alivio do stress e promoção de um bem-estar geral.
No Neurosentidos, cada participante na aula de pilates é considerado único: após uma avaliação pela nossa fisioterapeuta, os exercícios são delineados para as necessidades especificas de cada um de modo a diminuir compensações, retomar o equilíbrio muscular e controlo postural necessários para aumentar a qualidade de vida.
Cada sessão de Pilates Clínico tem a duração aproximada de 60 minutos