You are currently viewing CÂMARA HIPERBÁRICA – O QUE A TORNA TÃO ESPECIAL?

CÂMARA HIPERBÁRICA – O QUE A TORNA TÃO ESPECIAL?

A Medicina Hiperbárica dedica-se ao tratamento de várias patologias num meio ambiente com pressão superior à pressão atmosférica obtido através da utilização da câmara hiperbárica. Então o que a torna tão especial?

Este processo faz com que determinadas patologias que sofrem alterações tecidulares (tais como a hipoxia, isquemia, inflamação, infeções e alterações autoimunes) respondam favoravelmente a esta modalidade de tratamento. De forma a aumentar significativamente o ambiente hiperbárico, é utilizada a dissolução do oxigénio no plasma (que geralmente é reduzida). Deste modo, consegue-se de imediato a hiperoxigenação tecidular, assim como a vaso-constrição e redução significativa do líquido intersticial acumulado (edemas).

Em que se utiliza?

       Entre todas as enfermidades que se podem tratar com a câmara hiperbárica, encontram-se principalmente as relacionadas com a regeneração acelerada da parte óssea, cansaço crónica e a fibromialgia, assim como em doenças neurológicas.

       Por outro lado, a sua utilização no desporto destina-se à recuperação rápida de lesões e aumento do rendimento dos desportistas.

Em tratamentos de cirurgia estética onde a cicatriz e o controlo do edema são os principais focos de atenção e regeneração, temos também uma grande diferença quando comparado com a regeneração sem a utilização da câmara.

Em suma, os seus maiores efeitos são :

  • modulação inflamatória;
  • redução de radicais livres de oxigénio;
  • ativação das defesas antibacterianas tecidulares e as celulares.

Existe alguma contra-indicação para utilizar a câmara hiperbárica?

      As contra-indicações da câmara hiperbárica são muito poucas e muito bem definidas, tendo só o pneumotórax como contra-indicação absoluta. Existem pois outras contra-indicações relativas tais como a epilepsia não tratada, a congestão nasal, a presença de tampões nos ouvidos e algum medicamento relacionado com quimioterapia. Mas, claro, sendo contra-indicações relativas, há pois a possibilidade de serem contornadas.

       Em suma, a Medicina Hiperbárica dedica-se ao tratamento de várias patologias num meio ambiente com pressão superior à pressão atmosférica obtido através da utilização da câmara hiperbárica. A oxigenação através da câmara hiperbárica tem tido um crescimento enorme em todas as áreas, devido a todos os seus benefícios e quase nenhuns “senão”. Os resultados são visíveis logo após uma única sessão, apesar de ser sempre necessário pelo menos 5 para resultados a longo prazo.

Pode encontrar uma câmara hiperbárica na PhysioCorpus. Procure-nos e sinta-se como nunca se sentiu antes, seja qual for a sua tormenta física, ou até mesmo mental. Cuide-se, para viver o melhor de si!