Ora, a artroplastia do joelho é um procedimento cirúrgico em que se substitui as superfícies articulares desgastadas do fémur, tíbia e muitas vezes da rotula, devido ao desgaste da articulação do joelho.
Primeiramente, é importante referir que a artroplastia é uma cirurgia que tem como finalidade restaurar ao máximo a integridade e funcionalidade da articulação e, com isso, restabelecer, consequentemente, a função dos músculos e ligamentos.
Fisioterapia
Por sua vez, logo após a alta hospitalar, deve-se iniciar o tratamento em fisioterapia o mais precocemente possível. Isto para realizar a recuperação da função do joelho intervencionado, o mais rápido possível. Assim, permite uma reeducação global do paciente e a retoma do seu nível de atividade e funcionalidade.
Ora, o processo de reabilitação, realizado por um fisioterapeuta especializado, na clinica de fisioterapia na Maia, Physiocorpus, passa por uma avaliação e intervenção. Estas são únicas e individualizadas, para assim garantir os melhores resultados e consequente recuperação do utente.
Objetivos da reabilitação da artroplastia do joelho:
Por sua vez, alguns dos objetivos de intervenção são, por exempo:
-Controlo da sintomatologia dolorosa e edema;
-Restabelecer o movimento e estabilidade do joelho;
-Recuperar a função dos músculos e ligamentos;
-Reeducação do padrão de marcha.
O que fazer após a artroplastia?
Por fim, com a realização do seu processo de reabilitação na PhysioCorpus, situada na Maia, terá a oportunidade de um acompanhamento diário e exclusivo.
Assim, para que os objetivos estipulados sejam cumpridos, existe sempre a possibilidade de os ajustar, consoante a evolução do paciente, caso haja essa necessidade. Por essa razão, o processo de intervenção está em constante avaliação.