Artrose e Artrite: Pode a Oxigenoterapia Ajudar? Uma artrose é uma lesão, ou uma série de lesões, que está relacionada com o uso repetitivo do sistema locomotor, mais precisamente de uma articulação. O uso repetido vai fazer com que haja um desgaste excessivo da cartilagem onde esta começa, pois, a “desaparecer”, ficando o osso em contato com osso. É considerada uma doença inflamatória crónica, com vários graus de gravidade, começando no 1 e terminando no 4, sendo este último o pior e que causa mais sintomatologia. Está estimado que cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de artrose e que esta pode aparecer em qualquer idade, apesar de ser mais frequente na população a partir dos 40 anos de idade.
Oxigenoterapia Hiperbárica associada no tratamento
A oxigenoterapia hiperbárica realiza-se através da inalação de oxigénio a 100% numa pressão ambiente superior à pressão atmosférica. Para criar estas condições são utilizadas câmaras hiperbáricas seladas. Nestas condições, a pressão arterial aumenta e, por consequência, há um aumento da quantidade de oxigénio dissolvido no plasma e um aumento do transporte de oxigénio para os tecidos assim como a sua redistribuição, tendo efeitos nos tecidos que estão sujeitos a hipóxia (falta de oxigénio).
Contudo, um dos potenciais benefícios da câmara hiperbárica é o aumento do fluxo sanguíneo e a distribuição do oxigénio pelos tecidos, que promove a regeneração e reduz a inflamação. No caso da artrose/artrite, este tratamento reduz a dor, inflamação. Este efeito analgésico surge nas patologias de componente neuropática e nocicetiva, por causa da reparação tecidular, recuperação da funcionalidade e redução da inflamação.
Em suma, a hiperóxia funciona ainda assim como um regulador e mediador da resposta inflamatória, diminuindo o stress oxidativo. Isto resulta num efeito anti-inflamatório que diminui os danos a nível celular.
A Oxigenoterapia Hiperbárica é, portanto, um procedimento seguro, com poucos efeitos secundários. Em suma, é , sem dúvida, um dos melhores tratamentos para este tipo de patologia, sendo uma terapia de primeira linha no tratamento e manutenção da dor lombar.
A oxigenoterapia hiperbárica está, pois, associada ao tratamento de dor lombar. Pode encontrar uma câmara hiperbárica na nossa clínica Physiocorpus na Maia.
Ficou esclarecido? Artrose e Artrite: Pode a Oxigenoterapia Ajudar? Se não ficou inteiramente esclarecido, a nossa equipa poderá ajudar! Contacte-nos através dos nossos vários canais de comunicação.