A articulação temporomandibular é uma das articulações mais importantes e sensíveis do nosso corpo, e também a que mais facilmente se pode lesionar. Em suma, dores na articulação temporomandibular podem provocar dores de cabeça frequentes, dificuldade em dormir, dor de dentes, e até mesmo problemas na cervical e músculos cervicais. Uma disfunção nesta área ocorre quando os ligamentos e músculos ficam inflamados ou irritados. A condição pode ser aguda ou crónica traduzindo-se em dor que vai desde leve até mesmo a severa.
Quais os sintomas?
- Dor na mandíbula;
- Dores de cabeça;
- Dores de ouvido;
- Dor no pescoço e/ou ombros;
- Dificuldade em abrir bem a boca;
- Mandíbula que bloqueia quando seguramos a boca fechada ou aberta;
- “Cliques”, “pops” ou sons de “grãos de areia” na articulação ao abrir ou fechar a boca;
- Cansaço da cara;
- Dificuldade em mastigar;
- Tinite no ouvido
- Mudanças na forma como os dentes se alinham uns com os outros
- Inchaço na bochecha;
- Dores de dentes.
Quais as causas?
Uma disfunção na articulação temporomandibular pode ser causada por uma lesão na mandíbula, nos ligamentos da articulação e nos tecidos que ficam em volta da articulação em si. Estas incluem:
- Bruxismo;
- Deslocação do disco entre a bola e o seu encaixe na articulação;
- Artrite;
- Stress;
- Trauma;
- Uma dentada “má”.
Quando devo procurar ajuda?
Ao verificar qualquer tipo de sintomatologia dentro da panóplia de sintomas acima descrito, deve procurar ajuda de algum profissional de saúde. Normalmente até são achados numa ida ao dentista, contudo, este deverá reencaminhar para o sítio certo.
Contudo, deve sempre procurar ajuda o mais breve possível com qualquer um dos sintomas descritos. A situação só tende a piorar porque todos nós comemos, falamos e sorrimos a qualquer hora do dia. Um bom tratamento é imprescindível e nunca demorará muito se for precoce.
Pode encontrar especialistas na ATM na PhysioCorpus. Procure-nos e sinta-se como nunca se sentiu antes, seja qual for a sua tormenta física, ou até mesmo mental. Cuide-se, para viver o melhor de si!