You are currently viewing Osteomielite

Osteomielite

A osteomielite é uma infeção do osso, ou seja inflamação e deterioração do tecido ósseo, mais comummente por uma bactéria. É mais frequente em adultos que sofreram uma fratura exposta, e manifesta-se principalmente por dor no local, numa fase inicial (osteomoielite aguda). Numa fase mais tardia, a doença acaba por envolver também os tecidos moles circundantes ao osso (músculo, tendão, pele) e denomina-se de osteomielite crónica. Nesta fase, podem existir feridas que não cicatrizam, pela infeção subjacente, uma vez que os antibióticos têm dificuldade em penetrar no osso.

A oxigenoterapia hiperbárica realiza-se através da inalação de oxigénio a 100% numa pressão ambiente superior à pressão atmosférica. Para criar estas condições são utilizadas câmaras hiperbáricas seladas. Nestas condições, a pressão arterial aumenta e, por consequência, há um aumento da quantidade de oxigénio dissolvido no plasma e um aumento do transporte de oxigénio para os tecidos assim como a sua redistribuição, tendo efeitos nos tecidos que estão sujeitos a hipóxia (falta de oxigénio).

Como a osteomielite está associada ao fluxo sanguíneo intraósseo reduzido, a Oxigenoterapia Hiperbárica auxilia na formação de novos vasos sanguíneos, o que facilita a ação dos antibióticos no combate à infeção, já que o tecido ósseo possui pouca vascularização. O oxigénio ainda facilita o acesso dos leucócitos, que são as células de cicatrização e potencializa a destruição das
bactérias e impede o crescimento destas. O tratamento em câmara hiperbárica é um procedimento adicional no combate às osteomielites, sendo necessária simultaneamente a administração dos antibióticos e intervenções cirúrgicas para limpeza do osso.

A Oxigenoterapia Hiperbárica é um procedimento seguro, com poucos efeitos secundários. Em Portugal, os estudos realizados demonstraram uma redução significativa na dor e sinais inflamatórios, melhoria de cicatrização em casos de úlcera e uma diminuição e encerramento na drenagem de trajetos fistulosos.

É, sem dúvida, um dos melhores tratamentos para este tipo de patologia. Este tratamento revolucionário da área da saúde pode ser encontrado na Clínica PhysioCorpus e no Centro NeuroSentidos sitos na Maia, distrito do Porto.