You are currently viewing Acupuntura

A Acupuntura é uma terapêutica oriunda da medicina tradicional chinesa. É aplicada em múltiplas situações, nomeadamente em casos de patologia músculo-esquelética, como por exemplo, em patologias que provoquem dor e inflamação, tais como tendinites, contraturas, fraturas, entre outras.

É um protocolo que estimula as terminações nervosas existentes nas áreas envolventes aos pontos de acupuntura. Através da introdução de agulhas muito finas, sendo indolor e sem efeitos secundários.

Todavia, estas terminações nervosas, enviam mensagem ao cérebro com o intuito de libertar determinadas substâncias, como endorfinas, serotoninas e encefalinas.

Nestes casos patológicos de dor, a acupuntura potencia o corpo a produzir endorfinas endógenas. Que têm um efeito analgésico, com a finalidade de combater a dor evitando o uso de medicamentos analgésicos artificiais que possuem sempre efeitos adversos.

É Eficaz?

Como já referido, a acupuntura é aplicada em múltiplas situações, nomeadamente patologias que provoquem dor e inflamação, tais como tendinites, contraturas, fraturas, entre outras. A OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou um documento onde apresentou o resultado da eficácia da acupuntura a diversas doenças, sintomas e condições de saúde. Por exemplo, em situações de dor cervical revela eficácia de 67% dos casos, na dor lombar revela eficácia de 72% dos casos. Nos casos de ciática revela eficácia entre os 72% e os 96% dos casos, em casos de dor de joelho demonstra alivio completo da dor em 65% dos casos.

A Eletropuntura

Sob o mesmo ponto de vista, a Eletropuntura tem por base a Acupuntura e faz igualmente parte da medicina tradicional chinesa. Uma vez que esta técnica associa os benefícios da puntura e da eletroterapia, promove de fato a libertação de neurotransmissores essenciais. Que por sua vez, resulta num efeito anestésico local e sensação de relaxamento, alivio de dor e de tensão, assim como o bem-estar. Analogamente à eletroterapia comum, permite alcançar estruturas que um elétrodo comum não alcança, sendo fundamental como complementar à intervenção em patologias músculo-esqueléticas.

Como aplicamos a Acupuntura:

• É criado um ambiente de relaxamento, para que o individuo possa aproveitar o efeito desta técnica no seu exponente. Este ambiente diminui os estímulos excessivos do ambiente que possam provocar tensão no individuo.
  • É estruturado o programa de intervenção, tendo em consideração a situação patológica do individuo.
  • As agulhas são esterilizadas e descartáveis, sendo a área de tratamento totalmente desinfetada.
  • O protocolo não deverá ser aplicado diariamente, tendo sempre 48 horas de intervalo.
  • Em patologia crónica o protocolo deverá ser aplicado 1 vez por semana com a duração de 20 minutos, enquanto que em patologia aguda deverá ser aplicado 2 vezes por semana com a duração de 15 minutos.

Assim, esta terapia constitui mais uma abordagem que pode ser utilizada na intervenção terapêutica para quadros de dor e inflamação em patologias músculo-esqueléticas e é realizada por fisioterapeutas com formação e experiência.

E porque cada caso é um caso, marque já a sua avaliação e, livre-se da dor!