Há 10 anos, foram dados os primeiros passos em busca da melhor abordagem para cuidar da pele. Desta forma, surgiu a Fisioterapia DermatoFuncional.
A pele, noutras palavras denominada de tegumento, é o maior órgão do corpo humano, protegendo-o sobretudo dos “ataques” exteriores. Desempenha importantes funções no nosso organismo e por isso representa assim um grande impacto na nossa autoestima.
Como funciona a Fisioterapia DermatoFuncional?
Esta especialidade da fisioterapia não só promove, como reabilita a funcionalidade do sistema tegumentar. Trata sobretudo, as disfunções da pele e conciliando, analogamente, a saúde com fatores psicossociais.
No momento da avaliação, o fisioterapeuta aconselha o modo de atuação mais adequado e sugere logo após, o melhor plano de intervenção. Este plano atuará na prevenção e na recuperação das diferentes situações identificadas. A título de exemplo temos os distúrbios/patologias, os procedimentos cirúrgicos e lesões de origem endócrina, metabólica, circulatória e dermatológica. Sem dúvida que estas situações afetam direta ou indiretamente a integridade do sistema tegumentar.
Tendo em conta todas as alterações envolvidas, esta situação certamente que irá fragilizar grandemente a noção de aparência física., do mesmo modo irá afetar a auto estima. Por esta razão a Dermatofuncional representa, acima de tudo, um papel de prestígio na vida das pessoas.
O fisioterapeuta promove o bem-estar e qualidade de vida na sua prática clínica. Este é um dos motivos primordiais pelos quais a nossa clínica PhysioCorpus apostou neste tipo de abordagem, por outras palavras, a nossa principal preocupação será a saúde e o bem estar de quem nos procura.
Em que situações pode intervir a Fisioterapia DermatoFuncional?
As situações a intervir são diversas:
- Patologias da pele (xerose, rosácea, dermatite, vitiligo, psoríase, acne, etc);
- Envelhecimento cutâneo (rugas, manchas e pele desvitalizada);
- Olheiras;
- Flacidez;
- Gordura localizada;
- Fibro Edema Gelóide (Celulite);
- Cicatrizes;
- Estrias;
- Descontinuidades cutâneas (Queimaduras e úlceras);
- Intervenção pré, trans e pós-operatória;
- Linfedema;
- Mastectomias;
- Controlo do fotoenvelhecimento.
Em suma, as alterações que envolvem o sistema tegumentar (pele) e suas estruturas relacionadas, afetam, acima de tudo, a aparência da pessoa. O fisioterapeuta dermatofuncional atua desde a prevenção ao tratamento das (dis)funções tegumentares. A sua intervenção é baseada, principalmente, na promoção da saúde e além disso atua na reabilitação em contextos reparador e cirúrgico.
Cada pessoa é única, cada corpo é singular. Agende uma avaliação, a fim de, juntos escolhermos o tratamento adequado a si!