You are currently viewing Oxigenoterapia Hiperbárica na Dor Lombar

Oxigenoterapia Hiperbárica na Dor Lombar

A oxigenoterapia hiperbárica está associada ao tratamento da dor lombar?

Dor lombar?

A dor lombar é uma das maiores causas de invalidez a nível mundial, afetando milhões de pessoas. Independentemente do motivo para a dor lombar, que terá sempre de ser avaliada por um profissional de saúde, a câmara hiperbárica vai sempre resultar e ter um bom efeito nesta emergência.

Oxigenoterapia Hiperbárica associada no tratamento

A oxigenoterapia hiperbárica realiza-se através da inalação de oxigénio a 100% numa pressão ambiente superior à pressão atmosférica. Para criar estas condições são utilizadas câmaras hiperbáricas seladas. Nestas condições, a pressão arterial aumenta e, por consequência, há um aumento da quantidade de oxigénio dissolvido no plasma e um aumento do transporte de oxigénio para os tecidos assim como a sua redistribuição, tendo efeitos nos tecidos que estão sujeitos a hipóxia (falta de oxigénio).

Contudo, um dos potenciais benefícios da câmara hiperbárica é o aumento do fluxo sanguíneo e a distribuição do oxigénio pelos tecidos, que promove a regeneração e reduz a inflamação. No caso da dor lombar este tratamento pode reduzir a dor e promover a cura de qualquer dano tecidular estrutural. Este efeito analgésico surge nas patologias de componente neuropática e nocicetiva, por causa da reparação tecidular, recuperação da funcionalidade e redução da inflamação.

Em suma, a hiperóxia funciona ainda assim como um regulador e mediador da resposta inflamatória, diminuindo o stress oxidativo. Isto resulta num efeito anti-inflamatório que diminui os danos a nível celular.

A Oxigenoterapia Hiperbárica é, portanto, um procedimento seguro, com poucos efeitos secundários. Em suma, é , sem dúvida, um dos melhores tratamentos para este tipo de patologia, sendo uma terapia de primeira linha no tratamento e manutenção da dor lombar.

A oxigenoterapia hiperbárica está, pois, associada ao tratamento de dor lombar. Pode encontrar uma câmara hiperbárica na nossa clínica Physiocorpus na Maia.