Respirar Saúde: Benefícios da Oxigenoterapia Hiperbárica. A administração de oxigénio a uma pressão superior à da pressão atmosférica permite, de forma eficaz, aumentar os níveis de oxigénio no sangue e nos tecidos. Consequentemente, este tipo de abordagem está formalmente indicada para diversas patologias, nomeadamente situações relacionadas com a cicatrização de feridas, complicações infeciosas e algumas emergências médicas.
Neste contexto, o tratamento é realizado dentro de uma câmara hiperbárica monolugar e tem uma duração total de aproximadamente uma hora.
Importa referir que, a hiperoxigenação conseguida com os tratamentos na câmara hiperbárica permite acelerar significativamente o processo de cicatrização de feridas — incluindo feridas crónicas —, essencialmente porque estimula a angiogénese (formação de novos vasos sanguíneos), reduz os mediadores inflamatórios e minimiza as condições propícias à infeção.
Quais os riscos da Oxigenoterapia Hiperbárica?
A Oxigenoterapia Hiperbárica é, de um modo geral, um procedimento seguro, com poucos efeitos secundários. Ainda assim, os efeitos mais comuns incluem o barotrauma (rotura da membrana timpânica) e a claustrofobia. Além disso, algumas patologias constituem contraindicação para a realização do procedimento. Por esse motivo, é obrigatória a marcação de uma consulta médica, com o objetivo de estabelecer um diagnóstico preciso e prescrever o tratamento e o número de sessões mais adequados a cada caso.
Como já referido anteriormente, a Oxigenoterapia Hiperbárica é, sem dúvida, uma abordagem terapêutica baseada na administração de oxigénio puro. Este processo aumenta os níveis de oxigénio no sangue e nos tecidos e pode representar um aliado poderoso na recuperação de diversos procedimentos, inclusive na área da Medicina Estética.
Indicações da Oxigenoterapia Hiperbárica
- Recuperação de lesões musculares;
- Pé diabético;
- Recuperação cirúrgica;
- Queimaduras;
- Feridas crónicas;
- Doenças descompressivas;
- Envenenamento por monóxido de carbono ou inalação de fumo;
- Infecções necrotizantes de tecidos moles;
- Celulite;
- Fascite plantar;
- Lesão por esmagamento;
- Síndrome compartimental.
Excetuando as contraindicações absolutas — tais como patologias cardiovasculares graves, problemas graves ao nível dos ouvidos e claustrofobia —, a Oxigenoterapia Hiperbárica pode ser uma opção terapêutica eficaz, segura e com um impacto muito positivo na qualidade de vida dos doentes.
Onde encontrar?
Pode encontrar este tratamento revolucionário na área a saúde na Clínica PhysioCorpus e no Centro NeuroSentidos, na Maia, distrito do Porto.
Veja também como a Oxigenoterapia Hiperbárica é eficiente no tratamento do Pé Diabético!
Respirar Saúde: Benefícios da Oxigenoterapia Hiperbárica, ficou eclarecido, pois bem, se não ficou, contacte-nos e fique a saber mais sobre este tratamento revolucionário!