Integrado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no grupo da Medicina Complementar e Alternativa, o shiatsu (pressão com os dedos), é uma massagem japonesa com benefícios em várias patologias. Esta terapia tem como principais objetivos tratar, manter e melhorar a saúde física, mental e emocional. O shiatsu, situa-se ao mesmo nível da acupuntura.
É aplicado como?
Esta terapia envolve a aplicação de toque com fins terapêuticos e produção do bem estar do paciente, ou seja, tem como objetivos tratar, manter e/ou melhorar a saúde através da pressão com os dedos, mãos, cotovelos, joelhos ou em algumas situações com a utilização de pequenos objetos para estimular alguns pontos específicos.
O seu mecanismo de ação baseia-se num estímulo sobre locais específicos de acumulação de energia que se encontram ao longo dos meridianos. Tal como a acupuntura, o shiatsu, assenta no princípio da existência de canais energéticos no organismo (meridianos) e de fluxos de energia vital (ki). Estes são responsáveis pelo equilíbrio e saúde. Por outras palavras, através da massagem e/ou estimulação de pontos de shiatsu de forma digital, de movimentos de alongamento e pressão em determinadas zonas do corpo, esta terapia visa restabelecer os fluxos de energia do corpo, garantindo o seu bom funcionamento. (Existem cerca de 150 pontos).
Quando é aplicado?
O shiastu pode ser a solução para eliminar quadros de ansiedade (stress), essencialmente associados a distúrbios emocionais, a tensão/ rigidez muscular e a dor. Nas crianças, de um modo geral, o toque tem benefícios quer a nível físico e emocional, quer a nível social e cognitivo e é essencial para o crescimento e desenvolvimento de qualquer criança. O toque facilita a estabilidade do sistema nervoso central. Desta forma, o shiatsu, promove a libertação de hormonas e neurotransmissores que acarretam melhorias ao nível da saúde física e mental.
Estas substâncias neuro químicas são importantes ao nível do cérebro e a massagem é uma intervenção sensorial, que proporciona benefícios psicológicos e fisiológicos, quer para crianças com desenvolvimento típico, mas também para crianças com alterações no desenvolvimento. Desta forma, esta massagem pode ajudar as crianças a acalmar a sua ansiedade, ataques de fúria, a melhorar o contato visual, as vocalizações e a sua atenção. Estes resultados podem ser observados durante e após a massagem.
Podem ser associadas outras técnicas?
Paralelamente à Massagem do shiatsu, neste trabalho, recorremos também às seguintes técnicas:
– Tui Na Tui (empurrar) Na (agarrar), estuda a manipulação clínica chinesa, a qual previne e trata desequilíbrios manualmente. Esta técnica é um sistema terapêutico, orientado pelos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Utiliza manipulações para estimular pontos específicos ou outras partes do corpo, com vista a alcançar o equilíbrio fisiológico e tem efeitos curativos.
– Auriculoterapia: Existem pontos reflexos na orelha que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Fixados na orelha o paciente, estes pontos são estimulados com microagulhas permanentes, esferas de prata e/ ou sementes e podem permanecer por vários dias.
– Moxabustão: Esta técnica procura promover o aquecimento e remover as obstruções dos meridianos, através de um aparelho elétrico. O calor é brando e ao mesmo tempo penetra profundamente sob a pele, dando a sensação de conforto.
Como já dito anteriormente, o shiatsu é uma massagem japonesa com benefícios em várias patologias e, em conjunto com outras abordagens poderá representar um poderoso aliado na intervenção com crianças que apresentam alterações no desenvolvimento!