You are currently viewing Oxigenoterapia Hiperbárica na Medicina Estética

Oxigenoterapia Hiperbárica na Medicina Estética

O que é a Oxigenoterapia Hiperbárica?

A oxigenoterapia hiperbárica é uma abordagem terapêutica baseada na administração de oxigénio puro. A pressão superior à da pressão atmosférica permite aumentar os níveis de oxigénio do sangue e dos tecidos. Está indicada formalmente para diversas patologias, nomeadamente cicatrização de feridas, complicações infeciosas e algumas emergências médicas.

Esta abordagem é realizada dentro de uma câmara hiperbárica monolugar e tem a duração total de 1 hora.

A híper oxigenação conseguida com os tratamentos na câmara hiperbárica permite acelerar o processo de cicatrização de feridas (incluindo feridas crónicas) sobretudo porque vai estimular a angiogénese (formação de novos vasos sanguíneos), reduzir os mediadores inflamatórios e minimizar as condições para infeção.

Oxigenoterapia Hiperbárica para Rejuvenescimento Cutâneo

O oxigénio é reconhecido como agente potencializador de melhoria da qualidade da pele e componente importante no rejuvenescimento, assim como, no tratamento do fotoenvelhecimento, o oxigénio tem vindo a ser reconhecido. A oxigenoterapia hiperbárica, através do seu mecanismo de hiperóxia, angiogénese e degradação de moléculas da matriz extracelular, permite:

• Atenuar a formação de rugas provocadas pelos raios ultravioletas
  • Aumentar a elasticidade da pele
  • Estimular a produção de colagénio
  • Melhorar a textura da pele

Oxigenoterapia Hiperbárica Associada a Procedimentos em Medicina Estética e Cirurgia Plástica

De forma a otimizar os resultados e diminuir os efeitos laterais a Oxigenoterapia Hiperbárica poderá estar associada a todos os procedimentos de Medicina Estética, como por exemplo – peelings, mesoterapia, microagulhamento, preenchimentos, toxina botulínica, laser, intralipoterapia, transplante capilar, etc..

Os procedimentos em Medicina Estética são minimamente invasivos, ainda assim, existe sempre o risco de complicações. Entre as complicações mais frequentes encontram-se o eritema (vermelhidão), edema (inchaço), queimaduras, alergias e infeções. Complicações mais raras, como a oclusão vascular e necrose de tecidos, também podem ocorrer.

Por outro lado, as cirurgias plásticas são sempre procedimentos mais invasivos, que naturalmente envolvem um risco maior de possíveis complicações e determinam um “downtime” superior.

Os benefícios ao ser associada a todos estes procedimentos, antes e após a sua realização, sao os seguintes:

• Otimização do resultado de qualquer procedimento em estética, pelo seu efeito rejuvenescedor
  • Redução do risco de complicações associado ao procedimento estético/cirúrgico
  • Diminuição do “downtime”
  • Sempre em associação com o tratamento convencional vai otimizar o tratamento de complicações.

Quais os riscos da Oxigenoterapia Hiperbárica?

A Oxigenoterapia Hiperbárica é um procedimento seguro, com poucos efeitos laterais. Os mais comuns são o barotrauma (rotura da membrana timpânica) e claustrofobia. Algumas patologias são contraindicação para a realização do procedimento, pelo que é obrigatório agendar consulta médica para diagnóstico e prescrição do tratamento e número de sessões adequados.

Como já referido anteriormente, a oxigenoterapia hiperbárica é definitivamente uma abordagem terapêutica baseada na administração de oxigénio puro que aumenta os níveis de oxigénio do sangue e dos tecidos. e que pode representar um aliado poderoso na recuperação de procedimentos em Medicina Estética.

Veja também como a Oxigenoterapia Hiperbárica é eficiente no tratamento do Pé Diabético!