Muitas pessoas já sentiram um “click” na zona da anca muitas vezes incómodo ou até mesmo assustador. Normalmente tem-se a sensação de um “estalar” ou ouvimos um som de “estouro” na anca quando andamos e , principalmente, quando nos levantamos ou quando movimentamos a perna.
Este não está associado a nenhuma lesão major, mas estas podem surgir se não corrigirmos o que está a causar este “click”. Apesar de não ter grande dor associada, a sensação pode, pois, ser chata e persistente, podendo, a longo prazo, levar a bursite, inchaço/edema, e acumulação de líquido.
Causas
Não há uma causa direta, por assim dizer, deste “click”. Normalmente resulta de uma tensão acumulada dos músculos e tendões que estão à volta da anca. Pessoas que praticam desporto e/ou atividades físicas que requerem demasiado movimento repetitivo da anca, como o “dobrar”, ou correr, têm uma probabilidade mais elevada de ter este “síndrome”. Os dançarinos estão particularmente suscetíveis a tal.
Contudo, atletas mais jovens estão também mais suscetíveis, porque tensão muscular nas estruturas da anca são muito comuns durante o crescimento adolescente.
Sintomas
Os sintomas do “click” de anca são:
- Sensação de estalo ao andar ou movimentar a anca;
- Sensação de perna presa na zona da anca;
- Dor (passado algum tempo de sentir o “click”);
- Inchaço na zona da anca (passado algum tempo);
Tratamento
O tratamento para o “click” é fácil e requer pouco tempo do seu dia-a-dia. O tratamento com a ajuda de um especialista deve ser procurado inicialmente para não deixar evoluir para uma bursite que poderá requerer mais atenção e cuidados.
- Reduzir a atividade desportiva;
- Gelo (10 minutos de cada vez, 2-3x por dia);
- Evitar movimentos repetitivos da anca
- Anti-Inflamatórios – o médico poderá recomendar o uso de anti-inflamatórios e/ou analgésicos para a dor que poderá ter.
- Exercícios Fisioterapêuticos – Exercícios de reabilitação são essenciais para tratar a articulação da anca e prevenir recidivas. Normalmente estes são realizados e ensinados por um profissional para que sejam indicados ao quadro e paciente em questão.
Muitas pessoas já sentiram um “click” na zona da anca muitas vezes incómodo ou até mesmo assustador. Mas, como vemos, não precisa de ser um bicho de sete cabeças. Procure quem o possa ajudar de forma correta. Cuide de si.