Da mais relaxante à mais revitalizante.
Toda a gente já ouviu falar em massagens, desde as de relaxamento às desportivas. E, mais do que ouvir falar, todos nós gostamos de receber uma massagem, até mesmo daquelas curtas que pedimos aos nossos ente-queridos.
Contudo, o caso muda de figura quando realmente queremos cuidar do nosso bem-estar e procuramos profissionais que percebam e que nos consigam ajudar tendo em conta o nosso objetivo ou problema.
Quando devo fazer uma massagem?
Está comprovado cientificamente que uma massagem tem dezenas de benefícios, quer tenha algum problema crónico, agudo, ou até mesmo se quiser relaxar durante uma ou duas horas. Qualquer altura é boa para fazer uma massagem, mas esta torna-se mais importante e fulcral se tiver alguma lesão ou problema, principalmente quando relacionada com o foro neuro-músculo-esquelético.
Os benefícios, no geral, passam por:
- Melhoram a circulação
- Diminuem a rigidez muscular
- Diminuí a inflamação articular
- Melhora a qualidade do sono
- Aumenta a recuperação entre treinos/provas
- Melhora a flexibilidade
- Diminui a dor
- Reforça a resposta imunitária
Além destes benefícios, existem pois efeitos positivos em condições como a depressão, ansiedade, fibromialgia, dor de cabeça, insónias, em cicatrizes, em lesões dos tecidos moles, lesões desportivas, etc.
Que tipos de massagem existem?
São diversos os tipos e estilos, que podem partir desde tradições orientais ou ocidentais, mais antigas ou mais recentes, com ou sem aromas, com ou sem pedras quentes ou objetos de manipulação fascial e muscular. Contudo, os três maiores tipos são: massagem desportiva; massagem de drenagem; massagem terapêutica.
Massagem Desportiva
A massagem desportiva é um tipo que, normalmente, é mais utilizada em praticantes de desporto, de forma competitiva ou não, apesar de não precisar de ser um atleta para a fazer. É indicada para pessoas que sofrem de dores crónicas em músculos específicos devido ao seu uso repetitivo e contínuo. É utilizada uma maior pressão para chegar aos tecidos mais profundos e alguns movimentos mais bruscos para ajudar na regeneração da área.
Massagem Drenagem
A massagem de drenagem afeta o sistema linfático, que é o sistema do corpo humano que serve como purificador. Este tipo de massagem é leve e suave e ajuda na diminuição do edema e inchaço em qualquer zona do corpo, seja no pós-operatório ou em alguma condição médica específica ou, simplesmente, para bem-estar. O técnico utiliza técnicas de pressão leve e movimentos ritmados para drenar a linfa da área.
Massagem Terapêutica
A massagem terapêutica é utilizada para tratamentos de algum tipo de lesão, articular ou muscular, onde é aplicada uma pressão mediana para ajudar o corpo a libertar toxinas criadas devido à mesma.
Em suma, a PhysioCorpus, clínica situada na Maia, tem uma equipa composta por fisioterapeutas dedicados exclusivamente a cada cliente. Além disso, para rápidos resultados, são utilizadas várias técnicas inovadoras dentro de cada tipo de massagem.
Por isso, marque já a sua massagem conosco. Sentir-se-á como novo!