You are currently viewing ROTURA DE LIGAMENTOS DO JOELHO

ROTURA DE LIGAMENTOS DO JOELHO

A rotura dos ligamentos do joelho pode ser causada por diversos movimentos repentinos ou traumas diretos na zona da articulação, sendo mais comum em pessoas que praticam algum tipo de desporto. Existem pois vários ligamentos na articulação do joelho, sendo que a lesão de cada um deles pode representar uma dor, ou sintomatologia, num local diferente. Temos o ligamento medial, o ligamento lateral, e os ligamentos cruzados anterior e posterior. Em suma, os quatro ligamentos têm a função de estabilizar a articulação pelo que uma lesão em qualquer um dos quatro provocará desconforto e dor.

Causas

Apesar de ser uma lesão que está mais ligada á prática desportiva, como o futebol, basquetebol, ténis, ginástica, rugby, etc, pode também acontecer em acidentes ou quedas sem estarem associados a desporto. Os ligamentos são rompidos em movimentos de torção, esforço repentino ou um golpe direto no joelho.

• Mudança de direção brusca;
  • Aterrar de forma incorreta após um salto, ou “mini-salto”;
  • Colisão;
  • Trauma direto externo;

O tipo de ligamento afetado varia consoante o mecanismo de rotura ou zona de impacto.

Os sintomas de uma lesão de ligamento do joelho passam por:

• Dor localizada;
  • Inchaço do joelho (pode surgir até 24 horas depois da lesão);
  • Sensação de fraqueza do joelho;
  • Perda de mobilidade do joelho;
  • Aumento da sensibilidade do joelho;

Tratamento de rotura de ligamento

O tratamento de uma rotura de ligamento do joelho varia consoante o ligamento afetado e a gravidade da mesma. Contudo, de um modo geral, passa por:

• Repouso (interromper a atividade física ou qualquer atividade que coloque demasiada carga no membro afetado, podendo até mesmo usar canadianas ou cadeira de rodas);
  • Gelo (ajuda no controlo da dor, inchaço e inflamação, devendo ser colocado 2 a 3 vezes por dia não devendo exceder os 10 minutos);
  • Imobilização (com joelheira elástica ou tala de joelho, variando o tempo de utilização da mesma consoante a gravidade da rotura)
  • Anti-Inflamatórios (o médico poderá recomendar o uso de anti-inflamatórios e/ou analgésicos para controlar a dor e inflamação)
  • FISIOTERAPIA  – Acompanhando desde a fase inicial até ao final da recuperação do joelho, a fisioterapia é sempre indicada em qualquer tipo de rotura, com ou sem intervenção cirúrgica. Foca-se em exercícios de fortalecimento muscular, mobilidade articular, flexibilidade, controlo de inflamação e dor, assim como restaurar a articulação à sua estabilidade normal.

Inicialmente, pode ser visto por qualquer profissional de saúde de referência na área: fisioterapeuta, ortopedista ou fisiatra; estes avaliarão o grau de gravidade da rotura e quais os próximos passos a tomar, tanto a nível de tratamento como de recuperação. Contudo, com ou sem cirurgia, a Fisioterapia é imprescindível. Na Physiocorpus contamos com ortopedistas e fisiatras de referência assim como Fisioterapeutas especializados na área do desporto para o ajudar a avaliar e tratar os sintomas e problemas associadas a uma rotura de ligamentos de joelho e todos os problemas que possam surgir da mesma. Em suma, tenha em atenção aos sinais que o seu joelho lhe possa dar, principalmente se praticar desporto com regularidade.