You are currently viewing Necrose & Oxigenoterapia Hiperbárica

Necrose & Oxigenoterapia Hiperbárica

Portanto, uma lesão celular irreversível e eventual morte celular, constituem um processo designado por necrose. A necrose pode ser causada por lesões (danos físicos nos tecidos), temperaturas extremas (queimaduras graves por frio ou calor), radiação ou produtos químicos.

Quando um indivíduo é submetido a uma cirurgia, há lesão do tecido pela incisão cirúrgica e, consequentemente, rompimentos dos vasos sanguíneos da pele. Aquando da cicatrização, existem diversos fatores que podem comprometer o aporte de sangue para o local da ferida cirúrgica (tabagismo, cirurgias prévias no mesmo local, doenças inflamatórias) e dificultar o processo de cicatrização.

Isto pode traduzir-se em maior risco de infeção, cicatrização anómala com formação de quelóide, isquemia e até mesmo necrose dos tecidos.

Tratamento com Oxigenoterapia Hiperbárica

A Câmara Hiperbárica é um tratamento baseado na respiração de oxigénio em grande quantidade, num local com pressão atmosférica mais elevada do que no ambiente normal.  Quando isto acontece, o corpo absorve mais oxigénio através dos pulmões e há um aumento da circulação sanguínea, o que pode estimular o crescimento de células saudáveis e combater o desenvolvimento de bactérias.

O tratamento com Oxigenoterapia Hiperbárica é de extrema importância no tratamento dessa patologia uma vez que ela aumenta a quantidade de oxigénio a circular no sangue e a reduzir ou interromper o processo de morte tecidual (necrose), tornando-a, portanto, imprescindível.

Com a Oxigenoterpia Hiperbárica, o oxigénio consegue chegar até às áreas afetadas, atuando na recuperação de vasos sanguíneos, reparação tecidual e acelerando o processo de cicatrização.

Além disso, o oxigénio ajuda no combate de possíveis infeções e potencializa os efeitos de antibióticos. Ou seja, a oxigenoterapia hiperbárica é imprescindível na necrose tecidual.

Onde encontrar?

Pode encontrar este tratamento revolucionário na área a saúde na Clínica PhysioCorpus e no Centro NeuroSentidos, na Maia, distrito do Porto.

Veja também como a Oxigenoterapia Hiperbárica é eficiente no tratamento de outras patologias.

Contacte-nos e fique a saber mais sobre este tratamento revolucionário.